Sequência didática:
1.
Criar campos semânticos para o ditado
diagnósticos
2.
Utilizar os campos semânticos para criar uma
atividade de acordo com o nível de aprendizagem que o aluno se encontra;
3.
Organizar utilizando o material SEFE atividades
de complementação para esse aluno
4.
Observar nas atividades propostas no material
qual o nível de escrita ela está adequada.
·
Olhar atento sobre as ilustrações, explorando
detalhes, conversando sobre o que é possível existir ou não.
·
Questionar sobre personagens conhecidos que
aparecem na história rimada, como o Gato de Botas, a Chapeuzinho, o Lobo. Será
que são os mesmos das histórias clássicas?
Brincar como em um jogo da memória, tentando encontrar os
pares de figuras que rimam.
Fazer uma lista de
palavras rimadas: A partir:
·
de palavras do texto.
·
de nomes dos colegas.
·
de objetos da sala.
·
de palavras aleatórias com o objetivo de
produzir um novo livro.
Aluno (a):
_______________________________________________________________3ºano
1. OBSERVAR E LOCALIZAR PALAVRAS QUE
RIMAM (INTERNA E EXTERNA).
VOCÊ TROCA?
VOCÊ TROCA UM GATO CONTENTE
POR UM PATO COM DENTE?
VOCÊ TROCA UM CANGURU DE PIJAMA
POR UM URUBU NA CAMA?
VOCÊ TROCA UM COELHO DE CHINELO
POR UM JOELHO DE COGUMELO?
VOCÊ TROCA UM LEÃO SEM DENTE
POR UM DRAGÃO OBEDIENTE?
VOCÊ TROCA UM RATINHO DE CAMISOLA
POR UM PASSARINHO NA GAIOLA?
VOCÊ TROCA UMA TATURANA MOLHADA
POR UMA BANANA DESCASCADA?
VOCÊ TROCA UM ESPIÃO COM PREGUIÇA
POR UM LADRÃO DE SALSICHA?
VOCÊ TROCA UM TUTU DE FEIJÃO
POR UM TATU DE CALÇÃO?
VOCÊ TROCA UM RATINHO DE CAMISOLA
POR UM PASSARINHO NA GAIOLA?
VOCÊ TROCA UMA TATURANA MOLHADA
POR UMA BANANA DESCASCADA?
VOCÊ TROCA UM ESPIÃO COM PREGUIÇA
POR UM LADRÃO DE SALSICHA?
VOCÊ TROCA UM TUTU DE FEIJÃO
POR UM TATU DE CALÇÃO?
VOCÊ TROCA UM GATO DE BOTA
POR UM SAPO BOBOCA?
VOCÊ TROCA UM VARAL DE FEITICEIRA
POR UM FINAL DE BRINCADEIRA?
autor: _______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário