ESCOLA B. M. UBALDINO DE
ARAUJO BELLO.
Sequencia didática com
proposta de intervenção 3º ano
Prof.ª: Cristina
Allebrandt Nazário
Alfabético
1.
Alfabético inicial Neste
estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um
dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba.
Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
2.
Alfabético. Neste
estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um
dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e
também domina as convenções ortográficas.
OBJETIVOS:
·
Participar de situações de leitura/escuta e
produção oral e, escrita de textos destinados à reflexão e, discussão acerca de
temas sociais relevantes notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de
leitores, debates, documentários...).
·
Compreender textos lidos por outras pessoas, de
diferentes gêneros e com diferentes propósitos.
·
Localizar informações explícitas em textos de
diferentes gêneros, temáticas, lidos com autonomia.
·
Estabelecer relações lógicas entre partes de
textos de diferentes gêneros e temáticas, lidos com autonomia.
·
Planejar a escrita de textos considerando o
contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais para atender a diferentes
finalidades, com autonomia.
·
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e
parágrafos.
·
Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do
leitor.
·
Conhecer e usar diferentes suportes textuais,
tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema,
forma de composição, estilo, etc.
·
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de
produção.
·
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com
correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu
valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/ JO/JU; Z
inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH;
à e ÃO em final de substantivos e adjetivos).
·
Produzir textos de diferentes gêneros com
autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
·
Formular e expressar (oralmente, graficamente e
por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas
nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes
lugares.
·
NÚMEROS E OPERAÇÕES - Identificar os números em
diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para
quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas
utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e
palavras.
·
GRANDEZAS E MEDIDAS - Comparar grandezas de
mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de
medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do
instrumento escolhido. Fazer estimativas; reconhecer cédulas e moedas que
circulam no Brasil.
·
Aprender como a ciência constrói conhecimento
sobre os fenômenos naturais
·
Aprender a seriar, organizar e classificar
informações.
·
Reconhecer a relação entre sociedade e natureza
na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo
do tempo.
·
Conhecer e valorizar as relações entre as
pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de
identidade com o lugar onde vivem.
·
Identificar-se, a si, e as demais pessoas como
membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais,
profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos,
esportivos, políticos etc.).
·
Aprender como a ciência constrói conhecimento
sobre os fenômenos naturais
·
Compreender a maneira como as ciências e as
tecnologias foram produzidas ao longo da história.
·
Conhecer a natureza da ciência entendendo como
os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio
ambiente.
·
Considerar como a ciência e a tecnologia afetam
o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
Reconhecer os limites da
utilização das ciências e das tecnologias para a produção do bem estar humano e
para os impactos sobre o meio ambiente.
2.
Silábico com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais. Cada letra corresponde a uma sílaba
falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela
sílaba, representada pela vogal. A leitura é silabada.
OBJETIVOS:
·
Localizar
informações explícitas em textos de diferentes gêneros, temáticas, lidos pelo
professor ou outro leitor experiente.
·
Apreender
assuntos/temas tratados em textos de diferentes gêneros, lidos pelo professor
ou outro leitor experiente.
·
Relacionar
textos verbais e não verbais, construindo sentidos.
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando
os turnos de fala.
·
Compreender
que palavras diferentes compartilham certas letras.
·
Perceber
que as vogais estão presentes em todas as sílabas.
·
Identificar-se,
a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio
(familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança,
religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc.).
·
Formular e
expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das
permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade,
ao longo do tempo e em diferentes lugares.
·
NÚMEROS E
OPERAÇÕES - Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar
diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de
elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade. Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas
e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições
numéricas e palavras.
·
GRANDEZAS E
MEDIDAS - Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias
pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo
de medição e das características do instrumento escolhido. Fazer estimativas;
reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil.
·
Aprender
como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais
·
Aprender a
seriar, organizar e classificar informações.
·
Reconhecer
a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem
local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
·
Conhecer e
valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as
relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
·
Compreender
que é necessário conhecer o sistema de escrita para entender a mensagem.
Livros:
1. Livro dos números, bichos e flores.
2. História da habitação.
3. Era uma vez uma gota de chuva.
Jogos: (jogos da
caixa amarela)
• Bingo da letra inicial.
• Bingo dos sons iniciais.
• Palavra dentro da outra.
• Mais uma.
Jogos PNAIC:
• Travessia do rio.
• Qual é o número que? Com três cartas (0,
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.).
-É maior?
-É menor que 500?
-Mais próximo de
300 e é impar?
Atividades
1-
Ouvir as
histórias
2-
Sequência
dos números e a forma escrita
3-
Ligar o
número a quantidade
4-
Separar
pares e ímpares
5-
Quantos
centímetros têm: minhoca, abelha, passarinho, lesma, uma flor.
6-
Junte as
sílabas e escreva as partes de uma planta.
7-
Complete as
palavras com as vogais e, ilustre cada uma;
8-
Junte as
palavras e forme frases,
9-
Conte as
pétalas das flores e escreva as quantidades
10- Faça um x, no que tem maior peso.
-abelha – minhoca –
pássaro - lesma
11- Ditado de palavras e de frases.
12- Carta enigmática – habitação.
13- Ditado ultima pág. Do livro: Livro dos
números, bichos e flores.
14- Livro: Era uma vez uma gota de chuva:
- Sólido, líquido e
gasoso. Processo de transformações da água.
-Clima.
-Lista de
tipos de Habitação: em ordem alfabética.
-Listar as
utilidades da água.
-Cartaz
ciclo da água na natureza.
15- Os animais, plantas e nos seres humanos
precisamos de água para viver. Quantos copos de 200 ml cabem em:
1 litro () 2 litros () 3litros
() 5litros ()
16-
Leia a carta enigmática: troque os desenhos por
palavras:
17-
Complete o acróstico utilizando palavras da
história.
18-
Ligue cada desenho dos tipos de casa ao nome
dado a ela.
LETRA SÍLABA PALAVRA FRASE TEXTO
·
Depois que os alunos brincarem com a sonoridade,
perguntar: qual a palavra que repete mais vezes? Sapo
·
Quantos
pedaços (sílabas) tem a palavra sapo?
·
Qual a
primeira sílaba? E a segunda?
·
Que outra
palavra do trava-língua tem a sílaba SA? Saco
·
Que outra
palavra se repete no trava-língua? Papo
·
Que
silaba é comum em sapo e papo?
·
Recortar
as palavras e organizá-las de acordo com a parlenda.
·
Recortar
as frases da parlenda e organizá-la; (xérox).
·
Circule a
sílaba inicial de cada figura (xérox)
·
Pinte as
sílabas das figuras e escreva o nome delas (xérox)
·
Preencha
a tabela, juntando a letra S com as vogais e leia; (xérox).
Ø Conversar com os alunos sobre a necessidade de aprender o
sistema de escrita para que possam ler o que eles quiserem.
Ø Incentivá-los a tentar encontrar, no texto, a palavra
sapo. (Se o aluno não conseguir, realize com ele a próxima atividade e
incentive-o novamente a localizar a palavra no texto).
Ø Vamos montar a palavra sapo com o alfabeto móvel.
A palavra sapo tem quantas letras?
Vamos falar a palavra sapo bem devagar. Quantos pedacinhos
tem a palavra?
Se a palavra tem 4 letras, como ela pode ter só 2 pedaços?
(Explicar que cada pedacinho dessa palavra é formado por 2 letras).
Falar o fonema /s/ mostrar a letra S, falar o fonema /a/
mostrar a letra A.
Fazer a mesma coisa com a sílaba PO.
Ditar as palavras abaixo e pedir para os alunos montar as
palavras utilizando o alfabeto móvel. SAPO SACO PAPO VENTO
em seguida Indicar as palavras no texto da história “livro
dos números, flores e bichos” para que os alunos tentem decodificá-las, com a
ajuda do (a) professor (a):
LESMA GIRASSOL MINHOCA JACINTO PASSARO ABELHA BORBOLETA
FORMIGA JOANINHA.
Atividades de leitura
Piada
Na delegacia, o telefone toca. O delegado
atende e uma voz desesperada diz:
_ Por favor! Mande a patrulha aqui em
casa! Vai acontecer uma tragédia!
O delegado pergunta:
_ Mas o que foi?
_ Tem um gato aqui em casa. Entrou pela
porta dos fundos!
_ Mas quem é que está falando?
_ O papagaio.
gostei, muito legal. obrigado.
ResponderExcluir