Buscando conhecimento

Buscando conhecimento
Novas descobertas nos inspiram novas buscas !!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A caixa Maluca

A caixa Maluca


Essas atividades foram pensadas e elaboradas com a ajuda da professora Luciana Rosa.
1º momento – instigando a curiosidade
A professora levará uma caixa decorada com um ponto de interrogação e perguntará o que será que pode ter aqui dentro?
As crianças verbalizarão as hipóteses, que serão redigidas na lousa, gerando uma lista coletiva.
2º momento (1º e 2º passos – explorando o título, levantamento de hipóteses)
Apresentação do livro – coloca-se o título na lousa.
(o professor divide a lousa e faz as perguntas elencadas abaixo, as hipóteses dos alunos serão colocadas na lousa, o aluno não precisa escrever essa parte, apenas participar)
a) Qual será o assunto desse livro?
b) Que tipo de livro é esse? Serão poesias? Lendas, contos de fada, receitas, informativo, conto infantil, h.q.?
c) Quais personagens participam da história?
d) Onde acontecem os eventos?
e) Quando acontece?
3º momento (3º passo - oferecer pistas do que será lido)
Antes de iniciar a leitura, o professor pode dar pistas do que será lido, orientando a atenção do aluno para algum ponto do texto: “A caixa maluca será disputada por vários personagens, preste atenção nos motivos que cada um apresenta para ficar com a caixa”.
4º momento (4º e 5º passo - leitura realizada pelo aluno - tentativa de atribuir sentido ao texto)
Será feita a leitura das ilustrações do livro com a ajuda dos alunos, buscando a compreensão do que será lido, pedindo aos alunos que observem e comentem as expressões de cada animal. O que será que ele está sentindo?
5º momento (6º passo- leitura pelo professor)
A professora fará a leitura confrontando as hipóteses (2º momento)
Ao final a caixa será aberta e conterá balas a serem distribuídas aos alunos.
6º momento (atividades diversas)
Matemática
Quem você acha que devia ficar com a caixa?
Utilizando a caixa surpresa, entregar alguns papéis e fazer a votação de qual animal as crianças gostariam que tivesse ficado com a caixa.
Somar os dados, fazer um gráfico e posteriormente uma tabela de votação.
Através da tabela e gráficos eles irão responder as seguintes perguntas:
a) Qual o animal mais votado?
b) Qual foi o menos votado?
c) Quantos votos o macaco teve a mais que o sapo?
Dramatização - Sugestões - os nomes dos animais estarão escritos em uma ficha e cada aluno pegará um que queira representar. Outra sugestão é confeccionar a máscara dos bichos. Para narrar a história pode ser o professor, ou escolher dois ou três alunos.
Arte com textos – Identificaremos os momentos mais importantes da história.
Será entregue uma folha de papel sulfite, que será dividido pelo aluno em quatro partes. Espera-se que o aluno perceba a seqüência dos acontecimentos, e transporte isso para o papel. A professora incentivará que cada aluno coloque ao menos uma frase em cada quadrinho.
FLÁVIA MUNIZ- A caixa maluca. ILUSTRAÇÕES: MICHELE IACOCCA   

Nenhum comentário:

Postar um comentário