PRODUÇÃO DE TEXTO E ORTOGRAFIA
NOME________________________________________________________TREINANDO A ORTOGRAFIA:
1- Complete com as vogais minúsculas e depois copie as palavras formadas:
___rubu =_______________ ___vião = ____________
___bacaxi = ______________ ___velha = ______________
___greja = _______________ ___ma = __________
___rara = _______________ ____va = __________
___bacate = ________________ ___belha = ____________
___gulha = _______________
___relha = ________________
2 – Leia e copie com letra cursiva.
Ana Eva Ivo Omar Ulisses
__________ ________ _________ _________ _____________
3 – Complete com as vogais maiúsculas.
___delaide ___liane ___lice ____lavo ___lisses ___vone
4- Responda:
a) Qual é o seu nome?
______________________________________________
b) Quantas vogais há em seu nome?____ quais são?________________________
c) E quantas consoantes?___ quais são?________________________________
5 - Escreva os nomes em ordem alfabética:
Iara - Oto - Úrsula - Alice - Eduardo
___________________________________________________________________
6 – Escreva dois nomes que começam com as letras abaixo:
a ________________ , __________________
e _________________ , _________________
i __________________, ________________
o __________________ , _________________
u ___________________ , __________________
NOME_______________________________________________________
ESTUDO DO TEXTO. A caixa maluca
Um dia, lá do céu...BUM!
Caiu uma caixa no mato.
O sapo viu e falou:
- Uma caixa no mato? Tá no papo. E pulou até lá, rápido.
Logo veio o papagaio, o tucano, o jabuti e o leão.
Veio o macaco, veio o galo, o tatu e o pavão.
E toda mata ficou num vaivém adoidado.
Muito gato, muita paca, muito pica-pau, muito pato.
- Tem banana na caixa? – disse o macaco.
- Tem bala? – disse o pavão.
- Tem pipoca? Tem doce? – disse o galo.
- A caixa é do sapo – miou o gato.
- É sim, eu vi! – ajudou o jabuti.
- Viu nada. A caixa é do rei leão – falou o pavão...
E ficou um bafafá. Fala dali, fala de cá.
O leão, roxo de raiva, bufou:
- Eu sou o rei! O rei sou eu! É tudo meu!
Autora – Flávia Muniz.
Vocabulário:
Maluca – doida, louca
Bafafá – confusão
Bufou – no texto quer dizer gritou
Ligue as palavras que têm o mesmo significado.
maluca > < confusão
bafafá > < gritou
bufou > <doida
Interpretação e participação.
1) Responda:
a) O que é que caiu lá do céu? _________________________________________
b) Qual foi o barulho que a caixa fez quando caiu no mato?________________
c) Qual foi o primeiro bicho a ver a caixa caída no mato?__________________
2) Marque a resposta certa.
a. Quando o sapo anunciou que viu a caixa:
a mata ficou mais calma ( )
a mata ficou num vaivém adoidado. ( )
a mata ficou numa tristeza danada. ( )
3) Quem disse as frases abaixo?
- Uma caixa no mato? _________________
Tá no papo – falou o _______________
- A caixa é do sapo – miou o __________________
- É sim, eu vi! - ajudou o ________________________
- Viu nada. A caixa é do rei leão – falou o ____________________
4) O leão disse que tinha direito a tudo que estivesse na caixa porque:
Ele é muito bravo. ( )
Ele é muito esperto. ( )
Ele é o rei dos animais. ( )
5) Escreva o que você imagina que tem dentro da caixa.
______________________________________________________________________
6) Você acha que o leão estava certo exigindo que a caixa ficasse para ele? Por quê?
______________________________________________________________________
____________________________________________________________________
7) Se você estivesse no lugar dos outros animais, o que faria? _____________________________________________________________________
8) Escreva o nome do texto; _____________________________________________
9) Escreva o nome da autora do texto:____________________________________
10) Retire do texto uma palavras com:
a) uma sílaba = _________
b) duas sílabas = __________
c) três sílabas = ____________
d) quatro sílabas ou mais = ________________
Nome_________________________________________________________________
TREINANDO A ORTOGRAFIA.
Leia o texto:
O campeão
Palavras com til ( ~)
Lá vem o Tião !
Com boné na cabeça e casaco de lã.
Ele come na rua, pula no chão,
come maçã e joga pião.
Menino sapeca é o Tião.
Colega e amigo, é um campeão !
1) Circule no texto as palavras com til ( ~ ).
2) Agora copie todas as palavras que você circulou na linha abaixo. _
_____________________________________________________________________
3) Separe as sílabas. cordões _________________
macarrão_________________________ pimentão______________________
feijão______________________ irmãos________________
capitães__________________________
4) Copie com letra cursiva e leia as palavras.
televisão - caminhão - violão - facão
________________ ______________ __________ ____________
avião - fogão - campeão - balão
___________ ____________ _________________ _____________
NOME _________________________________________________________
TREINANDO A ORTOGRAFIA. PALAVRAS COM > p - m - d - c - v
1) Leia o texto e copie as palavras destacadas.
O balaio do Caio
Espia só o que Caio tem no seu balaio:
uma luva com um dedo só,
uma pedrinha de dominó.
Uns óculos com uma lente só,
uma velha bolsa de sua avó.
Uma peneira com um furo só,
um vidro de geléia de mocotó.
Uma boneca com um olho só,
um disco de Chitãozinho e Xororó.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2 ) Copie e leia:
papai - pia - pé - pia - mapa
______________________________________________________________________
cocada - mamão - coco - ovo - viúva
______________________________________________________________________
vaca - cão - macaco - veado - maio
____________________________________________________________
Vivi - Caio - Davi - Paula - Manuel
______________________________________________________________________
miado - voa - meia - melado - vela
______________________________________________________________________
NOME________________________________________________________________
Leia o texto.
Menina bonita do laço de fita
Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daqueles bem brilhantes.
Os cabelos eram bem enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem pelo de pantera negra quando pula na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.
Autora do texto > Ana Maria Machado
ESTUDO DO TEXTO.
Vocabulário
Brilhantes - cintilantes
Fiapos – fios bem pequenos e finos
- copie a frase abaixo, trocando a palavra em destaque por outra de mesmo sentido, de acordo com o vocabulário.
· Seus olhos eram brilhantes como azeitonas.
__________________________________________________________________
· Seus cabelos eram fios pequenos e finos como ___________________
INTERPRETAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.
a) Marque a resposta certa com um X.
A menina do texto era:
feia ____ linda____ desengonçada ___
loura____ morena ____ negra ____
b) Ligue certo.
Os olhos > < pareciam fiapos da noite
Os cabelos > < pareciam azeitonas pretas
A pele > < parecia pelo da pantera negra
2) Responda.
a) Como a mãe enfeitava o cabelo da menina?
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
b) Quando a mãe arrumava a menina, com quem ela ficava parecida?
_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
c) Qual é a cor de:
- seus cabelos___________________
- seus olhos_____________________
3) escreva o nome do texto.
______________________________________________________________________
4) Quem escreveu o texto?
______________________________________________________________________
5) Cole uma figura ou desenhe uma menina negra tão linda quanto a do texto, no espaço abaixo.
6) Retire do texto lido uma palavra que tenha: ·
lh _____________ fr ___________________ · nh _____________________ rr
__________________ · gr _________________ pr ________________
NOME ________________________________________________________
TREINANDO A ORTOGRAFIA
- palavras com nh.
1 – Leia.
O MENINO MALUQUINHO
Na turma em que ele andava
ele era o menorzinho o mais espertinho
o mais bonitinho o mais alegrinho
o mais maluquinho.
tantas coisas terminadas em inho
que os colegas não entendiam
como é que ele podia ser
um companheirão.
autor > Ziraldo.
2 – Retire do texto todas as palavras que contenham nh.
__________________________________________________________________________________________________________
3 – Separe as sílabas.
sozinha = ______________________ caminhão = _________________________
cozinha = _______________________ sonho = _____________________
manhã = ________________________ farinha = ___________________________
4- Complete as frases abaixo com a palavra adequada:
caminhão – maluquinho - farinha – ninho - aranha.
a) Guilherme comprou um saco de _________________________
b) Tirei uma teia de ______________ do teto da cozinha.
c) O sonho de Samuel é ter um ____________________ para trabalhar.
d) O pássaro fez seu ____________ na mangueira.
e) O menino é muito __________________________________.
NOME _____________________________________________________
TREINANDO A ORTOGRAFIA – palavras com h inicial.
1 – leia as palavras com h inicial.
homem hipopótamo hotel horta
harpa holofote herói história
hotelã hora hoje hino
Horácio Helena Hugo humano
Higiene hospital hábito hálito
2 – Copie com letra cursiva todas as palavras.
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
3 – Separe as sílabas.
higiene ______________________________ hotel ___________________________
Hugo _______________________ hino ____________________________
hábito ____________________________ hora ___________________________
Helena ____________________________ hoje ___________________________
4 – Complete com h minúsculo ou H maiúsculo.
5 palavras são com ( H ) maiúsculo e 5 palavras são com ( h ) minúsculo.Veja se você acerta todas.
____iena ____eitor
___ umano ____ ortelã
____ elena ____ élio
___ orácio ___ ospital
___ ugo ____ erói
NOME ________________________________________________________________
Leia o texto: Parabéns Dani !
Hoje já é o meu aniversário !
O primeiro a me abraçar foi o papai.
E foi logo me dando a botinha de couro.
Enquanto eu calçava a botinha
ele ia dando algumas recomendações:
pra não andar no barro com ela,
pra não andar na chuva com ela,
pra não ir à escola com ela,
pra não brincar de pegador com ela,
pra não chutar tampinha com ela.
Que a botinha era só pra passear.
E antes que eu amarrasse o cadarço,
O papai foi tirando a botinha
do meu pé e foi falando:
Agora vamos guardar, filhinho, senão ela estraga.
Depois foi a vez da minha mãe.
Ela me abraçou apertado
e me chamou de filhinho 5 vezes.
Acho que é uma vez para cada ano que eu faço.
Coitada da mamãe !
Só fico pensando
quando eu fizer 200 anos !
Autor do texto – Mauro Martins.
ESTUDO DO TEXTO.
Vocabulário.
Recomendações – avisos, advertências.
Brincar de pegador – brincar de pique, pega-pega.
1 – Marque ( x ) nas frases que têm o mesmo significado, de acordo com o vocabulário.
___ A professora nos recomendou que não brincássemos na chuva.
___ A professora nos proibiu de brincar na chuva.
___ A professora nos avisou para que não brincássemos na chuva.
2 – Troque a palavra em destaque por outra do vocabulário.
As crianças brincam de pegador no pátio da escola.
As crianças brincam de ___________________________ no pátio da escola.
INTERPRETAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.
a ) Responda de acordo com o texto lido.
- Quem está contando a história? __________________________________________
- Que dia especial Dani está comemorando?
______________________________________________________________________
- Quantos anos ele está completando? ______________________________________
- O que Dani ganhou de seu pai?___________________________________________
e da sua mãe?__________________________________________________________
- escolha três recomendações que o pai de Dani fez quanto ao uso da botinha e escreva nas linhas abaixo.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
- Você acha que Dani vai completar 200 anos? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
_ Escreva uma recomendação que seus pais sempre fazem quando você vai para a escola.
______________________________________________________________________
- Você concorda ou discorda com as recomendações que o pai de Dani fez? Por quê?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
- Qual é o nome do:
Texto lido______________________________________________________
Autor do texto ________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário