Buscando conhecimento

Buscando conhecimento
Novas descobertas nos inspiram novas buscas !!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PRODUÇÃO DE TEXTO E ORTOGRAFIA

PRODUÇÃO DE TEXTO E ORTOGRAFIA
NOME________________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA:

1- Complete com as vogais minúsculas e depois copie as palavras formadas:

___rubu =_______________ ___vião = ____________
___bacaxi = ______________ ___velha = ______________
___greja = _______________ ___ma = __________
___rara = _______________ ____va = __________
___bacate = ________________ ___belha = ____________
___gulha = _______________
___relha = ________________

2 – Leia e copie com letra cursiva.

Ana Eva Ivo Omar Ulisses

__________ ________ _________ _________ _____________

3 – Complete com as vogais maiúsculas.

___delaide ___liane ___lice ____lavo ___lisses ___vone

4- Responda:
a) Qual é o seu nome?

______________________________________________


b) Quantas vogais há em seu nome?____ quais são?________________________

c) E quantas consoantes?___ quais são?________________________________

5 - Escreva os nomes em ordem alfabética:
Iara - Oto - Úrsula - Alice - Eduardo

___________________________________________________________________
6 – Escreva dois nomes que começam com as letras abaixo:

a ________________ , __________________

e _________________ , _________________

i __________________, ________________

o __________________ , _________________

u ___________________ , __________________
NOME_______________________________________________________

ESTUDO DO TEXTO. A caixa maluca

Um dia, lá do céu...BUM!
Caiu uma caixa no mato.
O sapo viu e falou:
- Uma caixa no mato? Tá no papo. E pulou até lá, rápido.
Logo veio o papagaio, o tucano, o jabuti e o leão.
Veio o macaco, veio o galo, o tatu e o pavão.
E toda mata ficou num vaivém adoidado.
Muito gato, muita paca, muito pica-pau, muito pato.
- Tem banana na caixa? – disse o macaco.
- Tem bala? – disse o pavão.
- Tem pipoca? Tem doce? – disse o galo.
- A caixa é do sapo – miou o gato.
- É sim, eu vi! – ajudou o jabuti.
- Viu nada. A caixa é do rei leão – falou o pavão...
E ficou um bafafá. Fala dali, fala de cá.
O leão, roxo de raiva, bufou:
- Eu sou o rei! O rei sou eu! É tudo meu!

Autora – Flávia Muniz.
Vocabulário:

Maluca – doida, louca
Bafafá – confusão
Bufou – no texto quer dizer gritou

Ligue as palavras que têm o mesmo significado.

maluca > < confusão

bafafá > < gritou

bufou > <doida

Interpretação e participação.
1) Responda:
a) O que é que caiu lá do céu? _________________________________________

b) Qual foi o barulho que a caixa fez quando caiu no mato?________________

c) Qual foi o primeiro bicho a ver a caixa caída no mato?__________________

2) Marque a resposta certa.

a. Quando o sapo anunciou que viu a caixa:

a mata ficou mais calma ( )

a mata ficou num vaivém adoidado. ( )

a mata ficou numa tristeza danada. ( )

3) Quem disse as frases abaixo?

- Uma caixa no mato? _________________

Tá no papo – falou o _______________

- A caixa é do sapo – miou o __________________

- É sim, eu vi! - ajudou o ________________________

- Viu nada. A caixa é do rei leão – falou o ____________________

4) O leão disse que tinha direito a tudo que estivesse na caixa porque:

Ele é muito bravo. ( )

Ele é muito esperto. ( )

Ele é o rei dos animais. ( )

5) Escreva o que você imagina que tem dentro da caixa.

______________________________________________________________________


6) Você acha que o leão estava certo exigindo que a caixa ficasse para ele? Por quê?

______________________________________________________________________
____________________________________________________________________

7) Se você estivesse no lugar dos outros animais, o que faria? _____________________________________________________________________

8) Escreva o nome do texto; _____________________________________________

9) Escreva o nome da autora do texto:____________________________________

10) Retire do texto uma palavras com:

a) uma sílaba = _________

b) duas sílabas = __________

c) três sílabas = ____________

d) quatro sílabas ou mais = ________________


Nome_________________________________________________________________


TREINANDO A ORTOGRAFIA.

Leia o texto:

O campeão

Palavras com til ( ~)

Lá vem o Tião !

Com boné na cabeça e casaco de lã.

Ele come na rua, pula no chão,

come maçã e joga pião.

Menino sapeca é o Tião.

Colega e amigo, é um campeão !

1) Circule no texto as palavras com til ( ~ ).

2) Agora copie todas as palavras que você circulou na linha abaixo. _

_____________________________________________________________________

3) Separe as sílabas. cordões _________________

macarrão_________________________ pimentão______________________

feijão______________________ irmãos________________

capitães__________________________


4) Copie com letra cursiva e leia as palavras.
televisão - caminhão - violão - facão
________________ ______________ __________ ____________

avião - fogão - campeão - balão
___________ ____________ _________________ _____________


NOME _________________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA. PALAVRAS COM > p - m - d - c - v

1) Leia o texto e copie as palavras destacadas.

O balaio do Caio

Espia só o que Caio tem no seu balaio:
uma luva com um dedo só,
uma pedrinha de dominó.
Uns óculos com uma lente só,
uma velha bolsa de sua avó.
Uma peneira com um furo só,
um vidro de geléia de mocotó.
Uma boneca com um olho só,
um disco de Chitãozinho e Xororó.

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

2 ) Copie e leia:

papai - pia - pé - pia - mapa

______________________________________________________________________

cocada - mamão - coco - ovo - viúva

______________________________________________________________________

vaca - cão - macaco - veado - maio

____________________________________________________________

Vivi - Caio - Davi - Paula - Manuel

______________________________________________________________________

miado - voa - meia - melado - vela

______________________________________________________________________

NOME________________________________________________________________

Leia o texto.

Menina bonita do laço de fita

Era uma vez uma menina linda, linda.
Os olhos dela pareciam duas azeitonas pretas, daqueles bem brilhantes.
Os cabelos eram bem enroladinhos e bem negros, feito fiapos da noite. A pele era escura e lustrosa, que nem pelo de pantera negra quando pula na chuva.
Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar.

Autora do texto > Ana Maria Machado

ESTUDO DO TEXTO.

Vocabulário

Brilhantes - cintilantes
Fiapos – fios bem pequenos e finos

- copie a frase abaixo, trocando a palavra em destaque por outra de mesmo sentido, de acordo com o vocabulário.

· Seus olhos eram brilhantes como azeitonas.

__________________________________________________________________


· Seus cabelos eram fios pequenos e finos como ___________________


INTERPRETAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.

a) Marque a resposta certa com um X.

A menina do texto era:

feia ____ linda____ desengonçada ___

loura____ morena ____ negra ____

b) Ligue certo.

Os olhos > < pareciam fiapos da noite

Os cabelos > < pareciam azeitonas pretas

A pele > < parecia pelo da pantera negra

2) Responda.
a) Como a mãe enfeitava o cabelo da menina?

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

b) Quando a mãe arrumava a menina, com quem ela ficava parecida?

_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

c) Qual é a cor de:

- seus cabelos___________________

- seus olhos_____________________

3) escreva o nome do texto.

______________________________________________________________________

4) Quem escreveu o texto?

______________________________________________________________________

5) Cole uma figura ou desenhe uma menina negra tão linda quanto a do texto, no espaço abaixo.



6) Retire do texto lido uma palavra que tenha: ·

lh _____________ fr ___________________ · nh _____________________ rr


__________________ · gr _________________ pr ________________


NOME ________________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA

- palavras com nh.

1 – Leia.


O MENINO MALUQUINHO

Na turma em que ele andava

ele era o menorzinho o mais espertinho

o mais bonitinho o mais alegrinho

o mais maluquinho.

tantas coisas terminadas em inho

que os colegas não entendiam

como é que ele podia ser

um companheirão.

autor > Ziraldo.

2 – Retire do texto todas as palavras que contenham nh.

__________________________________________________________________________________________________________

3 – Separe as sílabas.

sozinha = ______________________ caminhão = _________________________

cozinha = _______________________ sonho = _____________________

manhã = ________________________ farinha = ___________________________

4- Complete as frases abaixo com a palavra adequada:

caminhão – maluquinho - farinha – ninho - aranha.

a) Guilherme comprou um saco de _________________________

b) Tirei uma teia de ______________ do teto da cozinha.

c) O sonho de Samuel é ter um ____________________ para trabalhar.

d) O pássaro fez seu ____________ na mangueira.

e) O menino é muito __________________________________.




NOME _____________________________________________________

TREINANDO A ORTOGRAFIA – palavras com h inicial.

1 – leia as palavras com h inicial.

homem hipopótamo hotel horta
harpa holofote herói história
hotelã hora hoje hino
Horácio Helena Hugo humano
Higiene hospital hábito hálito

2 – Copie com letra cursiva todas as palavras.
____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________


3 – Separe as sílabas.

higiene ______________________________ hotel ___________________________

Hugo _______________________ hino ____________________________

hábito ____________________________ hora ___________________________

Helena ____________________________ hoje ___________________________

4 – Complete com h minúsculo ou H maiúsculo.

5 palavras são com ( H ) maiúsculo e 5 palavras são com ( h ) minúsculo.Veja se você acerta todas.

____iena ____eitor

___ umano ____ ortelã

____ elena ____ élio

___ orácio ___ ospital

___ ugo ____ erói




NOME ________________________________________________________________

Leia o texto: Parabéns Dani !

Hoje já é o meu aniversário !
O primeiro a me abraçar foi o papai.
E foi logo me dando a botinha de couro.
Enquanto eu calçava a botinha
ele ia dando algumas recomendações:
pra não andar no barro com ela,
pra não andar na chuva com ela,
pra não ir à escola com ela,
pra não brincar de pegador com ela,
pra não chutar tampinha com ela.
Que a botinha era só pra passear.
E antes que eu amarrasse o cadarço,
O papai foi tirando a botinha
do meu pé e foi falando:
Agora vamos guardar, filhinho, senão ela estraga.
Depois foi a vez da minha mãe.
Ela me abraçou apertado
e me chamou de filhinho 5 vezes.
Acho que é uma vez para cada ano que eu faço.
Coitada da mamãe !
Só fico pensando
quando eu fizer 200 anos !

Autor do texto – Mauro Martins.

ESTUDO DO TEXTO.

Vocabulário.

Recomendações – avisos, advertências.
Brincar de pegador – brincar de pique, pega-pega.

1 – Marque ( x ) nas frases que têm o mesmo significado, de acordo com o vocabulário.

___ A professora nos recomendou que não brincássemos na chuva.
___ A professora nos proibiu de brincar na chuva.
___ A professora nos avisou para que não brincássemos na chuva.

2 – Troque a palavra em destaque por outra do vocabulário.

As crianças brincam de pegador no pátio da escola.

As crianças brincam de ___________________________ no pátio da escola.

INTERPRETAÇÃO E PARTICIPAÇÃO.

a ) Responda de acordo com o texto lido.

- Quem está contando a história? __________________________________________

- Que dia especial Dani está comemorando?

______________________________________________________________________

- Quantos anos ele está completando? ______________________________________

- O que Dani ganhou de seu pai?___________________________________________

e da sua mãe?__________________________________________________________

- escolha três recomendações que o pai de Dani fez quanto ao uso da botinha e escreva nas linhas abaixo.

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

- Você acha que Dani vai completar 200 anos? Por quê?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

_ Escreva uma recomendação que seus pais sempre fazem quando você vai para a escola.

______________________________________________________________________

- Você concorda ou discorda com as recomendações que o pai de Dani fez? Por quê?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

- Qual é o nome do:

Texto lido______________________________________________________

Autor do texto ________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário