Jogos e Matemática: brincar, explorar, aprender
Dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas de Matemática pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas, elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e argumentar sobre suas posições.
Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do
Conhecimento
Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (3º ano)
Professora Cristina Allebrandt Nazário
Ano 2014.
OBJETIVO
“Identificar os conhecimentos matemáticos como meio para compreender
e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual,
característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a
curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para
resolver problemas”. (PCN s, 2001)
Estimular o raciocínio lógico, o cálculo mental e a
resolução de problemas.
Estimular a interação entre os alunos.
Compreender o jogo como um meio facilitador do aprendizado.
Reconhecer a importância do jogo no trabalho pedagógico.
JUSTIFICATIVA
Formação continuada dos professores- com orientações sobre a necessidade e
importância de se trabalhar a Matemática por meio de jogos.
Necessidade que o professor observasse na prática como os
jogos poderiam contribuir para o aprendizado dos alunos, tornando este recurso
em uma prática pedagógica.
CONTEXTO DE APLICAÇÃO
Escola B.M. Ubaldino de Araújo Bello.
Comunidade de renda, considerada satisfatória.
Há alunos que moram em casas com saneamento básico. O lixo
é coletado para a reciclagem e a grande maioria possui jardim e horta, onde é
destinado o lixo orgânico ou em composteira, projeto realizado pela escola.
Segmento do Ensino Fundamental (do 3 ano): 1 turma– de 6
alunos.
Em período vespertino -4 horas diárias
Aplicação do
projeto: desde abril de 2014.
METODOLOGIA
Projeto elaborado no início do ano letivo de 2014.
Proposta para os professores elaborarem juntamente com seus
alunos, jogos de acordo com determinados eixos da Matemática, organizando esta
atividade em seu plano de ação.
METODOLOGIA
Primeiro bimestre/2014 – ficou responsável em elaborar um jogo que
contemple o seguinte eixo:
1º Números e
operações (preferência ao estudo dos
números)
2º : Números e operações (preferência ao estudo das
operações)
3º : Espaço e forma
4º : Grandezas e medidas e Tratamento da informação
METODOLOGIA
Orientação aos professores para que o jogo seja
confeccionado por seus alunos (medir com a régua, dobrar, recortar, pensar em
materiais reutilizáveis...)
Orientação :
- planejar todo o
processo,
- registrar no plano
de ação e no quadro mensal o trabalho com os eixos da Matemática, e
- organizar as aulas
para que cada etapa da confecção do jogo seja realizada de forma tranquila e
contextualizada.
Após a confecção dos jogos, os professores planejam aulas
onde os
alunos podem fazer uso dos jogos confeccionados.
Cada vez que os alunos jogam, as professoras realizam
questionamentos e intervenções com o objetivo de problematizar o jogo.
Registro do jogo
pelo aluno – possibilidade de observar diferentes estratégias de resolução e
cálculos dos jogos.
Próxima etapa -
realização da Feira do Conhecimento: socialização dos jogos confeccionados
Jogos serão
organizados em um acervo da escola e serão disponibilizados aos professores
para que sejam utilizados em suas aulas nos anos seguintes.
MATERIAIS
Cadernos de formação Matemática.
Livros didáticos
Pesquisa na internet
Materiais de papelaria
Materiais reutilizáveis
Computador e impressora
Registro fotográfico da confecção e execução dos jogos.
Professores perceberam que com o jogo os alunos avançaram
em seu conhecimento de forma significativa.
A construção do jogo não se deu de forma isolada e
descontextualizada.
Professores perceberam que integrar o recurso do jogo
dentro do quadro mensal do trabalho com os eixos da Matemática, facilitou todo
esse processo.
Reconhecimento e motivação dos alunos que participaram de
todo o processo desde da confecção à execução dos jogos comprovando a
aprendizagem significativa. O jogo ganhou um caráter de pertencimento aos
alunos, pois se reconheciam neste processo.
RESULTADOS
Os alunos se apropriaram de tal maneira que foi visível o
avanço dosmesmos em relação ao desenvolvimento do raciocínio lógico, cálculo
mental e resolução de problemas.
Professores dispostos a experimentar novas ações.
A experiência proporcionou aos professores uma reflexão
sobre o recurso do jogo nas aulas de Matemática e como este pode contribuir com
a aprendizagem dos alunos.
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