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quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Jogos e Matemática: brincar, explorar, aprender

Dividir a turma em grupos e promover o uso de jogos nas aulas de Matemática pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas, elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e argumentar sobre suas posições.

Jogos Matemáticos: uma Proposta para a Construção do Conhecimento
Tema: Matemática - Ensino Fundamental I (3º ano)
Professora Cristina Allebrandt Nazário
Ano 2014.
OBJETIVO
“Identificar os conhecimentos matemáticos como meio para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas”. (PCN s, 2001)
Estimular o raciocínio lógico, o cálculo mental e a resolução de problemas.
Estimular a interação entre os alunos.
Compreender o jogo como um meio facilitador do aprendizado.
Reconhecer a importância do jogo no trabalho pedagógico.
JUSTIFICATIVA
 Formação continuada dos professores-  com orientações sobre a necessidade e importância de se trabalhar a Matemática por meio de jogos. 
 Necessidade que o professor observasse na prática como os jogos poderiam contribuir para o aprendizado dos alunos, tornando este recurso em uma prática pedagógica.
CONTEXTO DE APLICAÇÃO
Escola B.M. Ubaldino de Araújo Bello.
 Comunidade de renda, considerada satisfatória.
Há alunos que moram em casas com saneamento básico. O lixo é coletado para a reciclagem e a grande maioria possui jardim e horta, onde é destinado o lixo orgânico ou em composteira, projeto realizado pela escola.
Segmento do Ensino Fundamental (do 3 ano): 1 turma– de 6 alunos.
Em período vespertino -4 horas diárias
 Aplicação do projeto: desde abril de 2014.
METODOLOGIA
Projeto elaborado no início do ano letivo de 2014.
Proposta para os professores elaborarem juntamente com seus alunos, jogos de acordo com determinados eixos da Matemática, organizando esta atividade em seu plano de ação.
 METODOLOGIA
Primeiro bimestre/2014 –  ficou responsável em elaborar um jogo que contemple o seguinte eixo:

1º  Números e operações (preferência ao estudo dos
números)

2º : Números e operações (preferência ao estudo das operações)

3º : Espaço e forma

4º : Grandezas e medidas e Tratamento da informação
METODOLOGIA
Orientação aos professores para que o jogo seja confeccionado por seus alunos (medir com a régua, dobrar, recortar, pensar em materiais reutilizáveis...)
 Orientação :
 - planejar todo o processo,
  - registrar no plano de ação e no quadro mensal o trabalho com os eixos da Matemática, e
 - organizar as aulas para que cada etapa da confecção do jogo seja realizada de forma tranquila e contextualizada.
Após a confecção dos jogos, os professores planejam aulas onde os
alunos podem fazer uso dos jogos confeccionados.
Cada vez que os alunos jogam, as professoras realizam questionamentos e intervenções com o objetivo de problematizar o jogo.
 Registro do jogo pelo aluno – possibilidade de observar diferentes estratégias de resolução e cálculos dos jogos.
 Próxima etapa - realização da Feira do Conhecimento: socialização dos jogos confeccionados
 Jogos serão organizados em um acervo da escola e serão disponibilizados aos professores para que sejam utilizados em suas aulas nos anos seguintes.
MATERIAIS
Cadernos de formação Matemática.
Livros didáticos
Pesquisa na internet
Materiais de papelaria
Materiais reutilizáveis
Computador e impressora
Registro fotográfico da confecção e execução dos jogos.
Professores perceberam que com o jogo os alunos avançaram em seu conhecimento de forma significativa.
A construção do jogo não se deu de forma isolada e descontextualizada.
Professores perceberam que integrar o recurso do jogo dentro do quadro mensal do trabalho com os eixos da Matemática, facilitou todo esse processo.
Reconhecimento e motivação dos alunos que participaram de todo o processo desde da confecção à execução dos jogos comprovando a aprendizagem significativa. O jogo ganhou um caráter de pertencimento aos alunos, pois se reconheciam neste processo.
 RESULTADOS
Os alunos se apropriaram de tal maneira que foi visível o avanço dosmesmos em relação ao desenvolvimento do raciocínio lógico, cálculo mental e resolução de problemas.
Professores dispostos a experimentar novas ações.
A experiência proporcionou aos professores uma reflexão sobre o recurso do jogo nas aulas de Matemática e como este pode contribuir com a aprendizagem dos alunos.  

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